O índice de qualidade da água para a proteção da salubridade de moluscos bivalves (IQAB) no sistema lagunar Ria Formosa, desenvolvido no âmbito do Projeto CONPRAR, integra informação sobre variáveis ambientais fisico-químicas, biomassa e composição específica do fitoplâncton, com ênfase nas espécies toxigénicas, e indicadores microbiológicos de contaminação fecal.
Este índice multimétrico classifica a qualidade da água em zonas sob influência da descarga de efluentes de estações de tratamento de águas residuais e áreas adjacentes), com base nos seguintes parâmetros: percentagem de saturação do oxigénio dissolvido, concentração de amónia, abundância de espécies de fitoplâncton potencialmente toxigénicas, concentração de Escherichia coli, salinidade, concentração de clorofila-a e sólidos em suspensão.
A ponderação relativa de cada parâmetro, função do seu potencial efeito, direto e indireto, no estado fisiológico e salubridade dos bivalves, varia entre 5% e 25%. O valor do índice, média ponderada das classificações atribuídas a cada parâmetro, varia entre 1 e 4, permitindo a identificação de quatro classes de qualidade da água (Muito Bom=1, Bom=2, Razoável=3 e Mau=4).